top of page

Uma Raíz Negra


Desde a vinda dos imigrantes e libertação dos escravos no Brasil, a região do Bixiga ficou disputada devido seu território ser acessível economicamente aos povos que moravam na região. Uma coisa que muitos não prestam atenção no quesito histórico do bairro é o fato dos negros estarem lá a uma época antes dos italianos.

Tendo os italianos uma condição financeira melhor e um emprego próximo a região. Não possuindo as mesmas condições os ex-escravos foram se ajudando nas condições difíceis fazendo surgir os cortiços icônicos do Bixiga.

“eu me lembro dos meus avós dizendo que a vida aqui não era fácil, mas mesmo assim ninguém nunca desistiu (...) com o tempo as coisas foram se ajeitando e hoje o Bixiga parece minha casa” –Morador

Como forma de estabelecer sua cultura e não deixa-la morrer várias festas carnavalescas foram feitas em conjunto com o bairro e após alguns anos o galpão da escola de samba Vai-Vai se instalou fazendo a alegria de uns e desgosto de outros no bairro napolitano.

“a Vai-Vai, por exemplo, tem 15 títulos. Dos quinze títulos eu participei de 13 pelo menos, fui varias vezes campeão. A gente já ganhou, já perdeu, já sorri, já chorei por conta do nosso samba.” –Thobias da Vai-Vai

Contudo apesar dos empecilhos de manter sua representatividade dentro de um bairro muito popular por ter cultura completamente diferente a comunidade pode se considerar vencedora por conquistar um espaço no mundo numa época tão complicada quanto essa que vivemos hoje.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page